Distritos

Ouro Preto: Seus distritos

Mapa de Ouro Preto - MG

Mapa do Município de Ouro Preto – MG

A povoação de Ouro Preto foi fundada pela bandeira de Antônio Dias em 24 de Junho de 1698 e elevada à categoria de vila em 1711 com o nome de Vila Rica d’ Albuquerque. Em 1823 foi elevada à Imperial Cidade de Ouro Preto. A antiga capital de Minas conservou grande parte de seus monumentos coloniais e em 1933 foi elevada a Patrimônio Nacional e em 1980 a Patrimônio da Humanidade, sendo a primeira cidade brasileira elevada a tal.
A cidade de Ouro Preto, sede do grande município, situa-se nas ladeiras do vale do Córrego Tripuí à cerca de 1060 metros de altitude e a 20o 23′ 28″ de lat. Se 43o 30′ 20″ de long. W. Nenhum outro município brasileiro acumulou tantos fatos históricos como este vasto município. São os seguintes os distritos de Ouro Preto: Cachoeira do Campo, Amarantina, Glaura (Casa Branca), São Bartolomeu, Santo Antônio do Leite, Rodrigo Silva, Miguel Burnier, Engenheiro Correia,Lavras Novas, Santa Rita de Ouro Preto, Santo Antônio do Salto e Antônio Pereira.
Destes, o maior e mais desenvolvido é a histórica Cachoeira do Campo, perímetro urbano do município e o maior pólo de crescimento da região. Em segundo lugar vem o distrito de Santa Rita de Ouro Preto, que polariza a outra extremidade do município.
O relevo do município varia desde as baixadas do Maracujá nos limites de Amarantina (900 m) e os mais de 1700 metros do Pico do Itacolomi (do tupi,”menino de pedra”) e da elevada serra de Rodrigo Silva (da velha formação geológica do Alto da Varanda e do Alto da Figueira, ponto mais elevado da Central do Brasil no país), passando para formações mais brandas no planalto cachoeirense (1100 m).

Link Institucional: Prefeitura Municipal de Ouro Preto: www.ouropreto.mg.gov.br

Conheça cada um dos Distritos: 

Amarantina, Antônio Pereira, Cachoeira do Campo, Engenheiro Correia, Glaura (Casa Branca), Lavras Novas,  Miguel Burnier, Rodrigo Silva,Santa Rita de Ouro Preto, Santo Antônio do Leite, Santo Antônio do Salto e São Bartolomeu