“Cachoeira do Campo, berço dos ideais libertários de Minas Gerais.”

Inconfidência Mineira

tiradentesc1-149x300Quando o esgotamento das minas se tornou visível, começou a ser impossível o pagamento das cem arrobas mínimas de ouro anuais que eram devidas à coroa portuguesa, conforme se havia instituído. A dívida aumentou de tal forma que o governo da metrópole, não acreditando que a exploração aurífera estava se esgotando, resolveu cobrar à força a quantia restante, sendo chamada esta iniciativa de Derrama.

O constante atrito entre o povo e o governo, agravado por estas medidas, causou insatisfação geral. Em 1788, começou a se formar um movimento de conspiração que ficou conhecido como Inconfidência Mineira. Participaram do movimento eruditos, poetas, políticos, fazendeiros, mineradores, membros do clero e militares. Entre eles se destacaram: Tomáz Antônio Gonzaga, José Álvares Maciel, Francisco de Paula Freire de Andrade, Inácio José de Alvarenga Peixoto, Cláudio Manuel da Costa e Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes.

O movimento tinha como principal objetivo formar uma nação livre em Minas. Para tanto, era preciso arquitetar uma revolução e depor o governador. Tiradentes era o principal propagandista do levante; era um homem simples, pertencente ao Regimento Regular de Cavalaria de Minas, sediado no quartel que hoje se tornou o Colégio Dom Bosco. A revolta começaria em Cachoeira onde um batalhão sairia do quartel liderado por Tiradentes, percorreria uma distância de cerca de meia légua e prenderia o governador Visconde de Barbacena, residente no Palácio de Campo.

inconfidencia-mineira

Porém, a revolução não aconteceu; Joaquim Silvério dos Reis em 15 de março de 1789 denunciou o movimento ansioso em ter suas dívidas perdoadas. Silvério dos Reis escreveu em Cachoeira sua famosa carta denúncia onde relatava os planos dos inconfidentes.Todos integrantes foram presos e mandados ao Rio de Janeiro, onde três anos mais tarde seriam condenados a degredo perpétuo. Somente Tiradentes sofreu a pena máxima, sendo enforcado no dia 21 de abril de 1792. Seus quartos foram espalhados pelos caminhos de Minas e sua cabeça exposta em Vila Rica. Tiradentes é hoje herói nacional, mas Cachoeira foi esquecida pela História.

Acesse, curta e compartilhe…

guia-cachoeira-dominio-1jpg