Escolha uma Página

Audiência pública no dia 25 reunirá especialistas e setores da comunidade para atualização do Plano

000431485_110423175751215_1677577469_nO Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas com apoio da Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza na próxima terça-feira (25), a Audiência Pública para atualização do Plano Diretor da Bacia do Rio das Velhas. A reunião acontece em Cachoeira do Campo, às 14h no Salão Paroquial, situada a Praça Filipe dos Santos, s/n.

A consulta pública no distrito e em mais 22 Unidades Territoriais Estratégicas (UTEs) fará o diagnóstico da Bacia somando o conhecimento técnico dos especialistas e a contribuição da população local. O Plano é o documento legal para administração e gestão das águas da bacia. Após estudos, nele estão descritas as características, sua condição real, os principais problemas, os conflitos de uso da água e da ocupação do solo, e os planos de ações prioritárias para a recuperação da bacia incluindo a conservação de mananciais, da biodiversidade e da qualidade das águas.

A Bacia do Rio das Velhas está localizada na região central do Estado de Minas Gerais e compreende parcial ou completamente 51 municípios. A Bacia tem nascente na Cachoeira das Andorinhas em Ouro Preto, e seu rio principal percorre uma distancia de 800 km. O município de Ouro Preto está inserido junto a duas Unidades Territoriais Estratégicas denominadas Nascentes e Rio Itabirito, onde estão os seguintes bairro e distritos: Morro de São Sebastião, São Bartolomeu, Glaura, Cachoeira do Campo e Amarantina.

000Rio_das_Velhas

Os subcomitês criados em cada uma das UTEs e as audiências públicas são uma forma de dar voz ao morador para que a gestão das águas contemple as demandas, os problemas locais e as soluções para melhoria da conservação. Além da preservação da quantidade e qualidade das águas para diversos usos, no campo e nas cidades.

A participação dos diversos setores da Sociedade é de extrema importância para o correto diagnóstico da atual situação e a criação de propostas para o futuro.

Fonte: PMOP/Comunicação
Apoio Cultural: www.guiacachoeiradocampo.com.br

Share This