Escolha uma Página

michelle-1080-ouro-preto-52f8e218cd193

Monumento histórico de Cachoeira do Campo deve ser entregue em abril

Desde 2011 a histórica igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no distrito de Cachoeira Campo, está fechada para reforma. Depois de um grande impasse, devido a dificuldades na liberação da verba da primeira fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, as obras parecem chegar ao fim.

A Matriz, que é uma das mais antigas do acervo colonial de Ouro Preto, é a primeira a ser restauradas com recursos do PAC. Foram destinados aproximadamente dois milhões de reais para a obra. A restauração, que está em fase de acabamento, contou com trabalho minucioso de recuperação. “Agora nós estamos realizando a limpeza nos altares para aplicação do douramento, feito com folha de ouro de 18 quilates. Estamos também realizando a policromia, que é bastante complexa, para a reintegração cromática”, destaca Paulo Hermínio Guimarães, arquiteto responsável pela obra.

A equipe da Germec Construções, que realiza os serviços na cobertura e restauração dos elementos artísticos, descobriu detalhes importantes sobre a construção da igreja. “Ao remover as camadas de tintas em pequenas janelas, nós chegamos a pintura original. São pinturas belíssimas, com perspectivas em três dimensões. São imagens assinadas e que têm as características das obras do século XVIII”, conta Paulo Hermínio.

Devido ao prazo e os custos, o processo de remoção de toda a tinta para chegar a pintura original não será possível. O arquiteto explica que para esse tipo de trabalho é preciso aprovação do Iphan, além de uma verba destinada somente para o serviço.

michelle-1080-ouro-preto-52f8e175b1251Para preservar o trabalho que foi realizado é preciso promover as condições ideais, como as manutenções periódicas. “É indispensável realizar limpezas, a descupinização, que é o processo utilizado para a eliminação e controle de cupins, e principalmente a verificação freqüente das telhas, que devem ser trocadas sempre, evitando a entrada de água no monumento. Raramente é feito esse trabalho por quem administra as instituições. Por esse motivo os novos projetos já propõem a assinatura de um termo de responsabilidade de que o imóvel vai passar por manutenção”, aponta Paulo Hermínio.

Também relacionado ao projeto, em reunião com representantes do município, os moradores de Cachoeira do Campo não autorizaram a remoção de coreto, que está ao lado da igreja, para outro local próximo. Assim como o Coreto, o Cruzeiro também será preservado, e no entorno da igreja há um projeto paisagístico com a construção de uma pracinha com jardins.

A previsão é de que a obra seja finalizada em abril.

A riqueza histórica da Matriz

A Matriz de Nossa Senhora de Nazaré é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1949. O conjunto artístico desta importante igreja é um dos mais representativos do Barroco Português no mundo.

Além da sua beleza artística, a Matriz foi palco de importantes fatos históricos de Minas Gerais. Foi nela que aconteceu a cerimônia de nomeação do primeiro governador do Estado, o português Manuel Nunes Vieira, durante a Guerra dos Emboabas. Foi também cenário diante donde o minerador Felipe dos Santos acabou sendo torturado, antes de ser condenado ao enforcamento.

Fonte: Jornal O Liberal – Ouro Preto – MG
Fotos: Michele Borges

Share This