…As obras foram possíveis com recursos do Fundo Municipal para a preservação do patrimônio histórico e cultural…
No último dia 20 a empresa AGD Construtora Ltda. Encerrou as obras de recuperação do telhado da igreja Nossa Senhora das Dores em Cachoeira do Campo.
Com o passar do período de execução da obra, dava para perceber que a situação era bem mais crítica do que se imaginava. Foram retiradas quase oito caçambas de entulho acumulado no telhado ao longo dos anos em intervenções sem muito critério.
Todos os procedimentos e etapas da obra foram acompanhados pela coordenação do Conselho Comunitário de Pastoral (CCP) e sempre fiscalizados por representantes da Secretaria Municipal de Patrimônio de Desenvolvimento Urbano da cidade de Ouro Preto.
“O CCP agradece à Prefeitura Municipal e seus órgãos competentes pelo investimento na preservação deste importante monumento para toda a nossa região. As obras foram possíveis com recursos do Fundo Municipal para a preservação do patrimônio histórico e cultural”, comenta o coordenador do Conselho, Rodrigo Gomes.
Ainda de acordo com Rodrigo, a igreja precisa de intervenções diretas, nos forros artisticamente pintados, restauração do piso, nos retábulos, na pintura interna e externa. “Por estes motivos ainda não será reaberta à comunidade, que aguarda ansiosa a oportunidade do retorno as atividades pastorais e culturais”, lamenta.
Quem tiver interesse em ajudar nas iniciativas que buscam a preservação da Igreja das Dores o membro do CCP sugere fazer contato pelo e-mail: igrejanossasenhoradasdores@gmail.com e através do site: www.igrejadasdores.com.br.