Viva São Gonçalo…

A próxima sexta-feira (7) será marcada pelo início das comemorações da Festa de São Gonçalo do Amarante, no distrito de Amarantina. As festividades, que celebram o padroeiro do distrito, cuja alcunha deu origem ao nome de localidade, irão durar 10 dias entre missas, procissões e shows populares.

Em Amarantina, há indícios que as comemorações em homenagem ao santo considerado como casamenteiro, protetor das adversidades e protetor das enchentes, tenham começado no século 18, junto com o povoamento do local.

No primeiro dia de festa, os moradores se concentram em frente à Capela de Nossa Senhora da Conceição e realizam diversas manifestações para venerar a imagem do santo até a Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, onde realizam a novena em honra ao padroeiro do distrito.

Na segunda sexta-feira festiva (14), às 20h30min, a comunidade realiza uma procissão com a imagem de São Gonçalo até o Parque das Cavalhadas, que em seguida servirá de palco para a tradicional apresentação das cavalhadas. Após a encenação da luta entre mouros e cristãos, a população poderá assistir, às 22h, um show popular.

A tarde de sábado (15) será marcada pelas cavalhadas mirins e atividades de recreação no Parque das Cavalhadas. Às 18h30min, a tradicional Procissão da Bandeira seguirá por ruas enfeitadas até a Igreja Matriz, onde a bandeira será hasteada.

O Dia Festivo em honra a São Gonçalo (16) terá celebrações eucarísticas, almoço, tarde recreativa, cavalhadas e show popular. O último dia de festa, segunda-feira (17), terá leilão de São Gonçalo e de São Cristóvão, às 15h e show popular, às 21h.

Maiores Informações:
Paróquia de São Gonçalo do Amarante
Rua Padre Pedrosa, 73 • Centro
AMARANTINA / OURO PRETO • MG
35.412-000
(31) 3553-5503

Share This