“Deus é Pai, Deus é bom!” Dom Luciano

O arcebispo de Mariana e presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, anunciou ontem, 5 de maio, para os bispos reunidos na 49ª Assembleia da Conferência que a partir de agosto a Arquidiocese de Mariana dará início ao processo de beatificação de dom Luciano Mendes de Almeida, morto no dia 27 de agosto de 2006. Dom Geraldo solicitou que os bispos assinassem a petição da beatificação a ser encaminhada à Santa Sé ao que os mais de 300 bispos responderam com uma sonora salva de palmas, pondo-se prontos para atender ao pedido.
Segundo dom Geraldo, somente após a aprovação do pedido pela Santa Sé é que a Arquidiocese poderá instalar o tribunal que conduzirá o processo de beatificação. O tempo determinado para entrar com o pedido de instauração do processo de beatificação de uma pessoa é de cinco anos após sua morte.
Dom Luciano foi arcebispo de Mariana durante 18 anos (1988 a 2006). Foi secretário e presidente da CNBB por dois mandatos consecutivos em cada uma das funções. Estimado por todo o episcopado brasileiro, dom Luciano ficou conhecido especialmente pelo seu amor aos pobres e excluídos e pela defesa dos direitos humanos.

Fonte: Assessoria de Imprensa – CNBB

Share This