Cachoeira do Campo.: Perdemos! Museu das Reduções é transferido de Cachoeira do Campo para Belo Horizonte!
ARTE, CULTURA E PATRIMÔNIO #guiacultural #guiasociedade #tradiçãoefé #guiareligiosidade
Foto / Reprodução: Flávia Cristini – G1/MG – Casa dos Contos de Ouro Preto-MG
Publicado por Christiano Borges – g1 Minas
Mercado de Origem, no bairro Olhos D’Água, será a nova casa do museu que abriga 29 réplicas de emblemáticos edifícios nacionais
Um “desacordo comercial” levou ao encerramento das atividades do Museu das Reduções em Cachoeira do Campo – Ouro Preto, na Região Central do estado.
Assim informou, em comunicado, a administração do espaço, explicando o fim da parceria que possibilitou a instalação do museu em Cachoeira do Campo.
O museu informou ainda que está de mudança para o Mercado de Origem Olhos D’Água, que fica às margens da BR 356, em Belo Horizonte.
A data de abertura do local ainda não foi divulgada, mas o museu já comunicou parceria com a Fundação Doimo para esta nova fase do espaço.
O Museu das Reduções foi criado pelos irmãos Ênnio, Sylvia, Evangelina e Décio Vilhena que, depois de aposentados, se aventuraram em um novo propósito: criar réplicas de edifícios que contam parte da história da arquitetura nacional.
Reúne 29 réplicas de monumentos, localizados em 24 municípios de 15 estados do Brasil, representando a evolução da arquitetura brasileira ao longo dos últimos cinco séculos.
Uma viagem que vai das igrejas do barroco até os modernos e futuristas projetos de Brasília.
Segue o Comunicado do Museu das Reduções.:
O Museu das Reduções comunica aos seus visitantes, admiradores, amigos e à toda sociedade ouropretana que, em 31 de outubro de 2022, encerrou as suas atividades artísticas, culturais, educativas e turísticas no local que ocupava, desde novembro de 2020, no Espaço Vivenda, na BR-356, km 77, em Cachoeira do Campo, Ouro Preto.
Lamentavelmente, um inoportuno e insuperável desacordo comercial determinou o fim da parceria que possibilitou a instalação do Museu em Cachoeira do Campo.
Desde já, agradecemos aos milhares de visitantes que, apesar dos transtornos e das restrições impostas pela pandemia mundial de COVID-19, e pelos problemas climáticos registrados no início de 2022, nos honraram com suas presenças e puderam se encantar com a obra dos Irmãos Vilhena.
Na oportunidade, nos desculpamos por frustrarmos, momentaneamente, os amantes da arte da educação e da cultura com esta decisão.
Agradecemos, também, em nome dos Irmãos Vilhena (“in memoriam”), o acolhimento de toda a comunidade ouropretana, em especial a dos distritos de Amarantina e de Cachoeira do Campo, à sua obra, por estes longos 40 anos de convivência. Por certo, o Museu das Reduções será, com muito orgulho, o “embaixador” de Ouro Preto no seu novo espaço.
Concluindo, como temos a fé de que “há males que vem para o bem” com tudo isso, está nascendo uma nova e auspiciosa parceria, com a Fundação Doimo, que possibilitará ao Museu das Reduções renascer, mais forte do que nunca, no Mercado de Origem Olhos D’Água, (Grupo UAI), às margens da BR 356, na entrada de Belo Horizonte, retomando ali, muito em breve, as suas importantes atividades, que fazem dele um bem de grande e relevante interesse público, e, com elas, o renascimento de todas as boas perspectivas, antes sonhadas, e que, agora, poderão ser realizadas.
Até breve.
Museu das Reduções
“Construído de pequenos grandes sonhos”