Escolha uma Página

“Cachoeira do Campo, berço dos ideais libertários de Minas Gerais.”


Cachoeira do Campo, mais vez se prepara para receber a 8ª Cavalgada da Inconfidência Mineira. O evento, que homenageia Tiradentes, chega a Ouro Preto no feriado de 21 de abril, recebendo o fogo simbólico, que será conduzido pela Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência (OCIM), mantendo viva a tradição.

O caminho foi traçado de acordo com os locais percorridos pelos inconfidentes. A condução do fogo simbólico a cavalo tem por objetivo manter vivos os ideais construídos pela Inconfidência, referentes à civilidade e ao exercício da liberdade como fator primordial para a construção de uma sociedade mais igualitária e democrática.
Cachoeira do Campo como palco principal não poderia ficar de fora desta programação, graças ao empenho das entidades locais. Pois, é infelizmente, esquecida da programação oficial da Semana da Inconfidência.

O coordenador da 8ª Cavalgada, Tenente Coronel José César de Paula, reafirmou o propósito de o evento enfatizar a questão da manutenção dos valores da Liberdade, Igualdade e Fraternidade a que se propunham os militantes a Inconfidência Mineira. Para ele, a reapropriação desses ideais é importante no sentido de contextualizá-los contemporaneamente.

O fogo simbólico saíra este ano, no dia 24 de março, da cidade de São Lourenço, no Sul de Minas, chegando a Cachoeira do Campo no dia 19 de abril.
No dia 19 de abril percorre as ruas de Cachoeira do Campo chegando a afamada Praça da Matriz (Praça Felipe dos Santos) palco da Guerra dos Emboabas, Levante do Felipe dos Santos e dos passos da Inconfidência Mineira. Teremos alí um tablado com som e esperamos a presença das crianças das escolas,após a execução do Hino Nacional a palavra será livre. Posteriormente, a Cavalgada seguirá para o Clube do Cavalo e às 19:00hs será servido um jantar de congraçamento.
Fotos; Cavalgada da Inconfidência 2011/Rodrigo Gomes

Share This