Caiu na net!!! Crianças de Soares(Ouro Preto) criam cidadezinha em barranco; assunto viraliza na net.

Lucas, 16 anos, Samuel, 13 e Otávio, 8, da comunidade de Soares, Ouro Preto, se tornaram um fenômeno da internet e foram assunto no jornal O Tempo, de Belo Horizonte. O motivo: eles construíram uma cidade de brinquedo no barranco do terreiro da casa onde moram. Veja o texto do diário de BH logo abaixo.

Crianças-de-Soares-em-Ouro-Preto-criam-cidadezinha-em-barranco-e-viralizam-na-Internet-Foto-César-Tropi-Divulgação-5

Boizinhos e cavalos de brinquedo pastam em chão de terra batida. Hóspedes de mentirinha chegam à pousada e ao hotel-fazenda do povoado e estacionam seus carros de plástico na entrada. Uma cachoeira repousa suas águas em versão reduzida em um lago e uma bela donzela em forma de boneca descansa na sombra de uma árvore, ao lado de um balanço.

Crianças de Soares em Ouro Preto criam cidadezinha em barranco e viralizam na Internet - Foto César Tropi-Divulgação (2)
Parte do “empreendimento” – Foto: César Tropi

O cenário de uma genuína cidade de interior foi reproduzido em miniatura por três irmãos, que encontraram no barranco em frente a casa deles, no povoado de Soares, Ouro Preto, o playground perfeito. Ao invés de internet e celulares, eles preferem passar as horas vagas brincando, e foi assim que nasceu o primeiro empreendimento do trio Lucas, de 16 anos, Samuel, de 13, e Otávio, de apenas 8.

A reprodução da comunidade em que vivem (Soares) foi ideia dos meninos, quando eles eram ainda mais novos. A construção começou em 2009 e está sempre em andamento. Isso porque eles modificam as obras com o passar do tempo, destroem para depois construir novamente. E também constroem para poder destruir. Desta forma, a brincadeira de Lucas, Samuel e Otávio nunca acaba.

Samuel e Otávio mostram, orgulhosos, o primeiro empreendimento - Foto Emanuele Coelho
Cidadezinha de brinquedo em Soares, Ouro Preto – Foto: Emanuele Coelho

“Aqui é roça, a única diversão que eles têm são essas casinhas que eles fazem. Até tem internet aqui, mas eles preferem brincar na rua, na frente de casa, atrás do campinho. Em um barranco, eles começaram a construir uma cidade com restinhos de tijolos, de coisa quebrada, de madeirinha que encontravam por aí. Eles desmancham, fazem de novo, depois desmancham, fazem outra coisa. Eles reproduzem tudo o que tem aqui onde a gente mora, em Soares”, conta a irmã do trio, Marilene Aparecido Fernandes, de 27 anos.

Ela divide a casa com outros seis irmãos, além da mãe, do padrasto e dos filhos. Ao todo, são 13 pessoas morando sob o mesmo teto, e foi nesse ambiente que Lucas, Samuel e Otávio cresceram e aprenderam a compartilhar os brinquedos e as brincadeiras.

As obras são feitas com materiais que os meninos encontram na rua e com brinquedos - Foto Emanuele Coelho (1)
Cidadezinha em Soares – Foto: Emanuele Coelho

Descoberta

Marilene conta que o trio foi “descoberto” depois de imagens da cidadezinha de maquete ter sido postada no Facebook e compartilhada no último dia 17 de maio pela biomédica Emanuelle Coelho, de 37 anos. Em menos de 10 dias, a postagem já teve quase 20 mil compartilhamentos na rede.

“Foi uma descoberta mesmo, por acaso. Tem muita gente que passa por ali e nem vê a construção que fica na beira da estrada. Fiquei encantada pela maquete, pela delicadeza dos detalhes, e pela humildade das crianças. Parei para tirar as fotos e conversar com eles, e as imagens ‘viralizaram’ de uma forma tão doida, pra uma coisa que seria tão normal, né? Uma brincadeira de criança”, conta Emanuelle.

Só para esclarecer: viralizar é termo usual da internet que designa a ação de fazer com que algo se espalhe rapidamente, semelhante ao efeito viral.

Fonte: http://minutomais.com/ouro-preto/criancas-de-ouro-preto-criam-cidadezinha-em-barranco-e-viraliza-na-internet.html

Fotos: Cèsar Tropi e Emanuele Coelho

Apoio Cultural: guiacachoeiradocampo.com.br 

Share This