Grande Santo, / poderoso, / nosso amado padroeiro, / que morreste / esfolado. / Por Jesus Deus verdadeiro…
Salve, / salve / Pai querido. / Grande São Bartolomeu. / dai que um dia reunidos / vos gozemos lá no céu.

São Bartolomeu celebra a tradicional festa do padroeiro do distrito de mesmo nome e do Divino Espírito Santo, realizada desde o século XVIII. Para dar início às comemorações, a folia do Divino Espírito Santo percorreu a região durante os meses de junho e julho, pedindo prendas e contribuições para a realização da festa. Os foliões chegaram a São Bartolomeu na sexta-feira (9).

A novena dedicada ao santo acontece entre os dias 15 e 23 de agosto. O festejo continua, durante os dias 24, 25 e 26 de agosto, com diversas atrações, como o famoso cortejo do imperador do Divino Espírito Santo, a tourada de São Bartolomeu e exposições de cavalos.

A Folia do Divino Espírito Santo

A tradição da folia do Divino tem sua origem na Alemanha. Mais tarde (por volta de 1.271), foi introduzida em Alenquer, Portugal, pela rainha Isabel que, de origem alemã, veio a se casar com Dom Dinis, rei de Portugal, chamado de “rei lavrador”.

Sua devoção espalha-se por toda a península, erradicando-se nos Açores, arquipélago distante a 1.500 km da costa portuguesa, constituído por nove ilhas conhecidas por ilhas do Espírito Santo.

A festa é uma homenagem a terceira pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo. Fonte de amor e sabedoria, que é representado pela pomba branca e línguas de fogo que pousaram sobre os apóstolos no cenáculo. Trata-se de uma festa de agradecimento pelas colheitas, daí o aparecimento, nestas ocasiões, de grandes manifestações festivas e tradicionais como cavalhadas, congados e touradas.

No Brasil, a festa foi introduzida pelos colonizadores portugueses entre os séculos XVI e XVIII, espalhando-se pelas vilas e freguesias da colônia imperial. Aqui, ela sofreu adaptações incorporando nuances dos costumes, hábitos e tradições locais.

Clique aqui e confira a programação completa.

Apoio Cultural.: Guiacachoeiradocampo.com.br

Share This