Dos dias 15 a 25 de agosto é comemorada a Festa de São Bartolomeu e o Império do Divino Espírito Santo no distrito de São Bartolomeu. O evento conta com missas, procissões e cortejos, que celebram a devoção da comunidade, além de rodeios e shows. Neste ano, a Rua de Lazer também integra a programação no dia 24, a partir de 12h.

A tradicional festa do padroeiro do distrito acontece anualmente nas proximidades do dia de São Bartolomeu, 24 de agosto. Acredita-se que a festividade em louvor ao Divino Espírito Santo seja posterior a do padroeiro e que tenha sido incorporada por um colono português à festa de São Bartolomeu conjuntamente com suas manifestações culturais.

164931_657820314246657_1970855332_n

Os foliões do Divino, paramentados e com seus instrumentos, percorrem uma grande região pedindo prendas e óbolos (esmolas) para a realização da festa. Carregam como símbolo uma bandeira vermelha ornada com fitas de cetim coloridas e com a figura da pomba branca com línguas de fogo ao centro, representando a descida do Divino Espírito Santo. A peregrinação da bandeira ocorre entre os meses de junho e agosto e percorre localidades de Ouro Preto e as cidades vizinhas de Itabirito, Nova Lima e Santa Bárbara.

fsb-300x225A festa tem o apoio da Prefeitura de Ouro Preto, por meio das Secretarias de Turismo, Indústria e Comércio, como uma das ações para salvaguarda do patrimônio cultural. O distrito de São Bartolomeu, que integra os caminhos da Estrada Real e faz parte do Programa de Turismo Histórico Cultural Mineiro, é conhecido por sua paisagem natural e por sua produção artesanal de doces típicos, a qual é atribuída o título de Patrimônio Imaterial.

Confira a programação completa:
15 a 23 de agosto
19h Santa Missa e Novena

22 de agosto
21h30 Show com Jadir voz e violão

23 de agosto
18h30 Procissão da Bandeira de São Bartolomeu, Missa e Levantamento do Mastro
21h Show com Marluce e Luciano
23h Show com banda Kazahara

24 de agosto
9h Santa Missa e Procissão
12h Rua de Lazer
16h Confissões
18h30 Procissão do Divino Espírito Santo, Missa e Levantamento do Mastro
21h Rodeio com Cia de Rodeio Profissional
23h Show com Don e Juan e som mecânico

25 de agosto
5h Alvorada com banda Santa Cecília
8h Santa Missa
10h Apresentação da Folia do Divino Espírito Santo
10h30 Cortejo do Imperador e, logo após, Santa Missa
13h Show com banda Sereno
15h Rodeio com Cia de Rodeio Profissional
17h Procissão com as imagens de São Bartolomeu e do Divino Espírito Santo. Logo após, encerramento com a benção do Santíssimo Sacramento
18h Show com Edson e Deluqui

Apoio Cultural: www.guiacachoeiradocampo.com.br