Na última sexta-feira, 9, a representante da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), Daniela Meira, veio à Ouro Preto para divulgar o programa Microprojetos Bacia do Rio São Francisco. O Programa de fomento às atividades artísticas e culturais das populações da região da Bacia do Rio São Francisco, que inclui Ouro Preto, tem como objetivo principal apoiar os pequenos produtores culturais.
O Programa irá selecionar 1050 projetos e cada um receberá a verba de R$ 15 mil. Daniela Meira convocou os pequenos produtores ou aqueles que possuem algum tipo de trabalho artístico e cultural a enviarem seus projetos até o dia 31 de março, e explicou que o edital foi elaborado de maneira simples, assim como o formulário de inscrição, que pode ser preenchido no próprio site (www.funarte.gov.br) ou impresso e à mão e depois enviado pelo correio. Outro diferencial deste programa é que não é necessário realizar a prestação de contas com apresentação de notas fiscais. Quem for selecionado tem um prazo de 6 meses, após o recebimento da verba, para realizar o projeto, e a comprovação pode ser feita por um relatório com fotos, matérias de jornais ou qualquer outro tipo de registro, e deve ser enviado à Funarte.
Projetos de dança regional ou folclórica, exibição de cinema em praça pública (em cidades onde não têm salas de cinema), exposição, gravação de disco de banda local, revista online, artesanato, entre outros, são tipos de projetos que já foram beneficiados pelo Programa da Funarte. Daniela Meira disse que a verba pode ser usada para a compra de uniformes de grupos de dança, para a compra de equipamentos e só não pode ser utilizada para a construção de salas ou qualquer outro tipo de construção. Outro item obrigatório dos projetos, é que estes devem ser propostos ou ter como beneficiários jovens de 17 a 29 anos.
Daniela Meira também esclarece que a verba pode ajudar projetos artísticos e culturais que já existem há mais tempo, não sendo obrigatória a apresentação de um projeto novo.
Para mais informações sobre o Programa e como realizar a inscrição, o proponente deve procurar Carminha, na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, na Casa Gonzaga, pelo telefone 3559-3256. Ou entrar em contato com a Funarte em Belo Horizonte pelo telefone (31) 3213-3084, ou enviando email para, microprojetos.riosaofrancisco@gmail.com.
Fonte: ouropreto.com.br