Os distritos de Ouro Preto se preparam para receber mais uma edição do Orquestra nos Distritos. Chegando a seu oitavo ano consecutivo, a série de concertos traz em sua nona edição um projeto inédito. A Orquestra Ouro Preto, sob regência do Maestro Rodrigo Toffolo, se une à Estandarte Cia. de Teatro na estreia do espetáculo Entre Sinos Tambores e Amores ou Um Causo para Várias Melodias. Patrocinado pela Petrobras, Prefeitura Municipal eCâmara dos Vereadores de Ouro Preto, as apresentações têm entrada gratuita.

000001

Experimentar o amor, a doçura e amargura dos encontros e das separações, alegrias e tristezas inerentesàquele enigmático sentimento. Com texto e atuação de Didito Camillo e Marcelino Xibil Ramos e direção de cena de Gustavo Pacheco, Entre Sinos Tambores e Amores ou Um Causo para Várias Melodias conta a paixão entre um casal, marcado pela sina da separação. O espetáculo cênico-musical foi idealizado tendo como inspiração causos e histórias fortemente ligadas à tradição oral, tão comuns nas cidades do interior de Minas Gerais.

Dos sons dos sinos e matracas anunciando a paixão e fé dos devotos, à cantoria das carpideiras que lamentam a morte do ente querido, alcançandoo universo festivo das centenárias bandas musicais da região e das canções e músicas imersas em nosso imaginário coletivo, o repertório das apresentações passeia pela paisagem sonora mineira. Os arranjos ficaram a cargo do violinista Mateus Freire.

“Há um bom tempo, sentíamos a necessidade de apresentar aos distritos de Ouro Preto algo que se encontra no dia-a-dia de seus moradores, na purezae na beleza dos costumes de outrora, ainda preservados. A parceria com a Estandarte Cia. de Teatro acabou permitindo que concretizássemos este sonho antigo. Temos a certeza de que será um grande sucesso”, comenta o Maestro Rodrigo Toffolo, diretor musical do espetáculo.
A 9ª Edição do Projeto Orquestra nos Distritos tem início neste domingo, dia 14 de julho nos distritos de Lavras Novas e Santo Antônio do Salto, além da localidade da Chapada. A série integra a programação oficial do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana.

Orquestra nos Distritos

A Série Orquestra nos Distritos reúne apresentações nos 12 distritos do extenso município de Ouro Preto, visando a formação de público e a democratização do acesso à música clássica. Semestralmente, a Orquestra Ouro Preto tem encontro marcado com as comunidades distritais entre os meses de julho e dezembro.

Os concertos têm caráter artístico-pedagógico, fundamentado na inserção cultural das comunidades dos distritos da cidade sede.

Confira a programação completa da 9ª Edição do Projeto Orquestra nos Distritos

Orquestra nos Distritos – 9ª Edição – Julho de 2013

17/07 – quarta-feira
18h – São Bartolomeu – Igreja de São Bartolomeu
20h – Glaura – Igreja de Santo Antônio

18/07 – quinta-feira:
19h -Antônio Pereira – Igreja de Nossa Senhora das Mercês
21h – Cachoeira do Campo – Igreja de Nossa Senhora das Mercês

19/07 – sexta-feira:
17h – Rodrigo Silva – Igreja de Santo Antônio
19h – Santo Antônio do Leite – Igreja de Santo Antônio
21h – Amarantina – Igreja Matriz de São Gonçalo

20/07 – sábado:
16h – Engenheiro Corrêa – Igreja de Nossa Senhora da Conceição
18h – Miguel Burnier – Igreja do Sagrado Coração de Jesus
20h30 – Santa Rita – Igreja de Santa Rita

Fonte: Assessoria de Imprensa – Orquestra Ouro Preto

Apoio Cultural: Guiacachoeiradocampo.com.br

Share This