Ouro Preto celebra tradicional Festa de Santa Cruz

Tradição antiga, a ornamentação de cruzes em papel ganha oficina orientada pela Faop que convida à participação de todos os público

O mês de maio é especial para uma das tradições mais antigas de Ouro Preto: A festa de Santa Cruz. Remota o século XVIII, a festa que antes era celebrada em todo o Município, tem agora seu ápice na região do bairro Antônio Dias.

A comunidade do bairro está preparada para os festejos, que neste ano, além dos ritos religiosos conta com shows musicais e uma oficina de ornamentação de cruzes, que será ministrada em parceria com a Faop, para difusão da tradição.

A consultora em Cultura Mineira, Deolinda Célia Gomes, que é ligada à Associação de Moradores do Antônio Dias e moradora do bairro, está entre os organizadores da celebração e explica que a tradição remota a 1735, tendo a cruz significado místico/religioso para o Município. Acredita-se que as orações serviam para desfazer malfazejos e outras inquietações espirituais.

A Prefeitura de Ouro Preto auxilia a organização do evento. As Secretarias de Turismo, Indústria e Comércio e a Secretaria de Cultura e Patrimônio apóiam com a contratação dos serviços de palco, luz, som e bandas. De acordo com o secretário de Cultura, Zaqueu Astoni, “a manutenção das festas tradicionais soa um ponto forte da nossa população e tem total apoio do prefeito Júlio Pimenta”.

As barraquinhas oferecerão ao público delícias como caldos de mandioca, feijão, quentão, canjica, amendoim torrado e pipoca. A renda proveniente da comercialização dos produtos será destinada ao custeio das atividades da Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia do Alto da Cruz.

Os shows ocorrerão à noite. Neste ano, a festa contará com a participação da banda Bontempo, de São Bartolomeu, na sexta-feira dia 05. No sábado, dia 06, é a vez da cantora de samba Silvia Gomes e banda. O grupo Fundo de Panela, formado por moradores do bairro, se apresenta às18 horas e o Zé Pereira Mirim marca presença na tarde com participação do compositor Vicente Gomes. O domingo será marcado pelo Forró Viola de Vicente Gomes e amigos.

Para os amantes do bom futebol, a novidade no domingo será a transmissão do jogo da Final do Campeonato Mineiro, disputada entre as equipes de Atlético e Cruzeiro em telão que será instalado no Largo de Marília.

No horário dos festejos o trânsito será interrompido no Largo Marília de Dirceu e Ponte do Antônio Dias.

Dia de Santa Cruz

O dia votivo de Santa Cruz é celebrado em 03 de maio com cerimônias em várias partes da cidade e também em distritos e localidades. A Festa de Santa Cruz da ponte do bairro Antônio Dias, também conhecida como Festa do Amendoim, é a que manteve, ao longo do tempo, a tradição mais próxima do início destes festejos desde a antiga Vila Rica.

Confira a programação:

Quarta feira – 03/05

19 horas: Reza do Ofício aos pés de Santa Cruz

Local: Ponte dos Suspiros ou de Marília de Dirceu;

Quinta feira – 05/05

18 horas – Oficina de ornamentação de Cruzes

Local: Faop – Núcleo de Artes – Praça Antônio Dias, 80;

Sexta feira – 05/05

18h – Abertura das Barraquinhas

Local: Largo Marília de Dirceu – Antônio Dias

19:30 horas – Celebração à Santa Cruz – Reza e procissão da bandeira de Santa Cruz, cortejo com a “Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia do Alto da Cruz” e a banda: Sociedade Musical Senhor Bom Jesus das Flores. Destino ao largo Marília de Dirceu onde a bandeira será erguida.

Local: Casa dos Mordomos Sr. Abel André de Melo, Sra. Sofia André de Melo e Sra. Vera André de Melo. Rua: Bernado Vasconcelos, n° 80 – Antônio Dias

20 horas – Reza do Ofício aos pés de Santa Cruz

Local: Ponte de Marília

20:30 – Levantamento da bandeira de Santa Cruz

21 horas – Retreta com a Sociedade Musical Senhor Bom Jesus das Flores

21:30 horas – Leilão de Prendas

22 horas – Show com a Banda Bom Tempo (Coordenação Willer);

Sábado – 06/05

15 horas – Abertura das Barraquinhas

16 horas – Brinquedos e brincadeiras populares Infantis

17 horas – Som Mecânico

18 horas – Zé Pereira Mirim acompanhado pelo violeiro Vicente Gomes

20 horas – Show Fundo de Panela

22 horas – Show com Silvia Gomes e Banda

Leilão de Prendas – entre os intervalos dos eventos musicais;

Domingo – 07/05

14:30 horas – Abertura das Barraquinhas

15 horas – Brinquedos e Brincadeiras Populares Infantis

16 horas – Transmissão da final do campeonato Mineiro Atlético x Cruzeiro

18 horas – Som Mecânico

19 às 21 horas – Show: “Forróvia – com Vicente Gomes” (Viola, Sanfona e percussão)

Leilão de Prendas – Entre os intervalos dos eventos musicais.

Share This