Escolha uma Página

“Os arraiais fundados pelo bandeirante Antônio Dias de Oliveira, pelo Padre João de Faria Fialho e pelo Coronel Tomás Lopes de Camargo e seu irmão são elevados à categoria de vila e passam a constituir a famosa Vila Rica.”


Dia 8 de Julho de 1711. Os arraiais fundados pelo bandeirante Antônio Dias de Oliveira, pelo Padre João de Faria Fialho e pelo Coronel Tomás Lopes de Camargo e seu irmão são elevados à categoria de vila e passam a constituir a famosa Vila Rica. Trezentos e um anos depois desta data, a Prefeitura de Ouro Preto oferece à população uma programação animada e diversificada para comemorar o aniversário.

Os ouro-pretanos e visitantes terão a oportunidade de assistir gratuitamente a shows, atividades esportivas, exposições e muita festa.

Programação:

05 de julho – Quinta-feira
20h – Seresta Grupo Renascer – Uma Seresta Italiana (Teatro Municipal);

06 de julho – Sexta-feira
19h – Mostra de Dança do Estúdio ID – Investiga Dança (Teatro Municipal);
20h – Espetáculo”Lugares Possíveis” – Grupo OCA (Tenda Cultural Trem da Vale);

07 de julho – Sábado
08h30h – Corrida Rústica Escolar de Ouro Preto (Prefeitura Municipal de Ouro Preto / Praça Barão de Rio Branco);
09h – Futebol Infantil e Veterano no Campo da Barra (Estádio Municipal Genival Alves Ramalho);
19h – Recital de Violão dos Alunos do Instituto Anima (Teatro Municipal);
20h – Espetáculo”Lugares Possíveis” – Grupo OCA (Tenda Cultural Trem da Vale);
22h30 – Praça Tiradentes: Show com a Banda Manitu (Praça Tiradentes);

Dia 08 de julho – Domingo
9h – Manhã Esportiva: Abertura do Estádio Municipal José Ovídio Fortes, com jogos de futebol infantil e veterano (Complexo Esportivo da Água Limpa);
22h – Show com a dupla Chitãozinho e Xororó; (Praça Tiradentes);

13 de julho – sexta-feira
20h30 – Inauguração da exposição “De Gênova a Ouro Preto: A Rota dos Fontana”, do fotógrafo Luiz Fontana, e lançamento do site www.ouropreto.gov.br/luizfontana (Sala Manuel da Costa Athaíde, anexo I, Museu da Inconfidência);

A HISTÓRIA DE OURO PRETO – A origem de Ouro Preto está na fundação de um primitivo arraial no morro de São João, fundado pelo bandeirante Antônio Dias de Oliveira. Ali, na data de 24 de junho de 1698, dia de São João Baptista, o Padre João de Faria Fialho celebrou a primeira missa do arraial.

Após trinta anos, este grupo relativamente pequeno, liderado também pelo Coronel Tomás Lopes de Camargo, viria a se tornar a maior aglomeração de toda a América Latina, contando 40 mil pessoas.

Pela junção de vários arraiais a região foi elevada à categoria de vila em 1711, com o nome de Vila Rica. Em 1720 foi escolhida para capital da nova capitania de Minas Gerais. Em 1823, após a Independência do Brasil, Vila Rica recebeu o título de Imperial Cidade, conferido por D. Pedro I do Brasil, tornando-se oficialmente capital da então província das Minas Gerais e passando a ser designada como Imperial Cidade de Ouro Preto.

Em 1839 foi criada a Escola de Farmácia e em 1876, a Escola de Minas. Foi sede do movimento revolucionário conhecido como Inconfidência Mineira. Foi a capital da província e mais tarde do estado, até 1897. A antiga capital de Minas conservou grande parte de seus monumentos coloniais e em 1933 foi elevada a Patrimônio Nacional, sendo, cinco anos depois, tombada pela instituição que hoje é o IPHAN. Em 5 de setembro de 1980, na quarta sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO, realizada em Paris, Ouro Preto foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade.

Share This