“São Francisco de Paula, comunicador, com a palavra e com a vida, da misericórdia e da providência divina”.

A Venerável Ordem Terceira dos Mínimos de São Francisco de Paula, juntamente com a Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, convida todo o povo de Deus para as festividades em honra a Seu padroeiro, conforme a programação:

são francisco de paula

TRÍDUO FESTIVO PREPARATÓRIO
Dia 30 de Março de 2016 (Quarta- Feira)
“Para que sejamos misericordiosos devemos primeiramente pôr-nos à escuta da palavra de Deus.”

19h- Procissão da Bandeira saindo da residência do Sr. Jorge Lúcio Lopes e da Sra. Ângela Correia Maia Lopes à rua Valentim Policarpo de Lima, 251- Centro, para a Igreja de São Francisco de Paula. Logo após missa Festiva e exercício piedoso do devocionário próprio em honra ao santo padroeiro.
Participação das Irmandades, Ordens Terceiras e da catequese de São Francisco de Paula:
Ordem Terceira de São Francisco de Assis de Ouro Preto e Mariana, Ordem Terceira de Nossa Senhora das Mercês e Perdões, Ordem Terceira de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia, Irmandade de São José, Irmandade de Nossa Senhora Aparecida, Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo.

Dia 31 de Março (Quinta- Feira)
“Para que a exemplo de São Francisco de Paula possamos fazer a experiência de abrir o nosso coração a aqueles que mais necessitam.”

19h- Missa Festiva e exercício piedoso do devocionário em honra ao Santo Padroeiro, em seguida apresentação dos novos noviços.

Participação das Irmandades e Ordens Terceiras:
Irmandade de São Cristóvão, Irmandade Senhor Bom Jesus de Matozinhos, Ordem Terceira de Nossa das Dores, Irmandade de Nossa Senhora da Conceição, Irmandade do Santíssimo Sacramento de Cristo Rei.

Dia 1º de Abril (Sexta Feira)

19h- Missa Festiva e exercício piedoso do devocionário em honra ao Santo Padroeiro.
Participação das Irmandades e Ordens Terceiras:
Irmandade do Santíssimo Sacramento do Antônio Dias, Irmandade de Santa Efigênia,, Irmandade de Nossa Senhora do Rosário,, São Miguel de Saramenha, Irmandade de São Sebastião, Irmandade de Nossa Senhora de Santana, Irmandade de São João Batista do morro do Ouro Fino. , Irmandade de Nossa Senhora do Rosário,

DIA PRINCIPAL DEDICADO AO SANTO PADROEIRO

Dia 02 de Abril (Sábado)
“São Francisco de Paula, comunicador, com a palavra e com a vida, da misericórdia e da providência divina”.

06h- Alvorada
10h- Missa. Bênção com as relíquias do santo.
15h- Recitação da Coroa Franciscana e logo após Adoração ao Santíssimo.
19h30min- Missa Solene cantada Procissão da Rasoura com a imagem de São Francisco de Paula- Solene TE DEUM. Bênção com as relíquias do santo e distribuição de velas e pães.

PARTICIPAÇÃO DE TODAS AS IRMANDADES E ORDENS TERCEIRAS

Notas Importantes
– De modo especial, todos os grupos eclesiais, movimentos, ordens terceiras, irmandades, pastorais, e entidades são convidadas a se fazerem presentes.
– Agradecemos a todos: leigos, religiosas, padres, Coral, Corporações Musicais, pelo apoio às festividades.

Não deixem de oferecer sua contribuição para manutenção do templo e auxílio nos gastos com a festa. Especialmente os irmãos (as) devem efetuar, nesse período, o pagamento da anuidade.

Conheça um pouco da história:Igreja de São Francisco de Paula

Foi a Capela dos Terceiros dos Mínimos de São Francisco de Paula, a última igreja a ser construída na cidade. A congregação dos fiéis do patriarca São Francisco de Paula foi criada na Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias. Vinte anos mais tarde, já promovida à Irmandade de Ordem Terceira, instalou-se na ermida de Nossa Senhora da Piedade, doada à ordem. Por ser insuficiente para o número de fiéis, decidiram edificar um templo de maiores proporções.

1-DSC_0008 (1)

O início da construção da igreja de São Francisco de Paula, no mesmo local que primitivamente se elevara a Ermida de Nossa Senhora da Piedade, foi feita a 4 de outubro  de 1804. Com o projeto de autoria  da Capitão-Mór Francisco Machado da Cruz, essa construção se arrasta por todo o século XIX, sendo as obras interrompidas por insuficiência de recursos da Irmandade.

Dimensões desproporcionais às necessidades de uma simples confraria, representa exemplo de permanência no século XIX, em Ouro Preto, dos padrões arquitetônicos do século anterior. A talha é de boa qualidade e bastante homogênea.

Horário de Funcionamento:
Terça a Domingo, das 9h às 11:15 e de 13:30h às 16h.

Fonte: Venerável Ordem Terceira dos Mínimos de São Francisco de Paula

Fotos: Google/Internet

Apoio Cultural.: Guiacachoeiradocampo.com.br também em: www.facebook.com/guiacachoeiradocampo 

Share This