Ouro Preto – MG.: Programação da Semana Santa 2023 em Ouro Preto – MG
ARTE, CULTURA E PATRIMÔNIO #guiacultural #guiasociedade #tradiçãoefé #guiareligiosidade #ouropreto #tur_ouropreto #riomaracujá #meioamiente #baciadomaracujá #tradição&cultura #patrimôniocultural #patrimônioimaterial
Fé, devoção e arte se misturam nesta tradicional solenidade, reproduzida há mais de 3 séculos.
Solenes e Piedosos atos da Semana Santa
Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Paróquia Nossa Senhora do Pilar
Arquidiocese de Mariana
Ouro Preto – MG
2023
Palavra dos Párocos
A Semana Santa é o retiro espiritual do Povo de Deus. Por isso, a cada ano, os fiéis celebram com muita fé e renovado entusiasmo os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, atualizando-os na própria história de vida. Celebrar é fazer memória, mas é também atualizar (Anamnese).
Neste ano de 2023, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição celebrará, com mais fervor ainda, os atos litúrgicos e paralitúrgicos da Semana Santa, motivada pela reabertura da sua Matriz, o Santuário da Imaculada Conceição, que ficou fechado durante quase dez anos para a restauração dos seus elementos estruturais e artísticos. Será um momento de grande emoção para os fiéis o retorno de algumas atividades religiosas da Semana Santa para este templo tricentenário, que abriga os restos mortais do Aleijadinho, o grande mestre do barroco.
Fazemos um apelo a todos os nossos paroquianos e visitantes: transformem a Semana Santa de 2023 em um momento privilegiado de encontro com Deus e com os irmãos de fé e que a sua participação nos ritos da Semana Santa seja orante e fecunda do ponto de vista espiritual! O nosso desejo mais profundo é que saiamos desta “Semana Maior” fortalecidos existencialmente e espiritualmente pela força que vem de Deus, bem como ressuscitados com Cristo para uma vida nova! Abençoada Semana Santa a todos!
A Paróquia Nosssa Senhora da Conceição, juntamente com a Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Antônio Dias, e a Paróquia Nossa Senhora do Pilar têm a honra de promover, mais uma vez, nesta tricentenária cidade de Ouro Preto, as emocionantes solenidades da Semana Santa.
As comemorações, que serão levadas a efeito, não serão apenas a observância de uma tradição que nos legaram os nossos antepassados, serão, principalmente, a pública demonstração de nossa fé nos altos mistérios que celebraremos e o meio eficaz para melhor aproveitarmos dos frutos da Redenção e mais intensificarmos a nossa vida espiritual. Procuremos, pois, nestes dias grandiosos de nossa piedade Cristã, acompanhar os atos litúrgicos da Semana Maior.
Consideremos, em profundo recolhimento, os inauditos sofrimentos e a morte do nosso grande Salvador. Agradeçamos a generosidade Divina pelo benefício incomensurável da Redenção. Em torno da Mesa Eucarística, alimentemos as nossas almas com o Pão dos Céus, o próprio Deus vivo. E que as Alegrias da Ressurreição produzam em nosso ser a salutar novidade de vida espiritual preconizada pelo Apóstolo Paulo.
Setenário das Dores de Nossa Senhora
25/03 a 31/03
“Ó minha Mãe dolorosa, não vos quero deixar chorando sozinha. Quero acompanhar-vos com minhas lágrimas. Esta graça hoje vos peço: obtende-me uma contínua memória com uma terna devoção à paixão de Jesus e à vossa…” (Santo Afonso de Ligório).
19h- Santa Missa na Capela de Nossa Senhora das Dores do Monte Calvário. Em seguida, solene e piedoso exercício de meditação das Dores da Gloriosa e Bem- Aventurada Sempre Virgem Maria.
Na Basílica de Nossa Senhora do Pilar
Dias: 17/02; 24/02; 03/03; 10/03; 17/03; 24/03; 31/03.
19h– Celebração do solene e piedoso Setenário das Dores de Nossa Senhora, com
meditações e antífonas alusivas a cada dor.
Sexta-Feira das Dores – Dia 31 de Março
“Stabat Mater Dolorosa, Juxta Crucem lacrimosa, dum pendebat filius”
19h- Santa Missa na Capela de Nossa Senhora das Dores do Monte Calvário. Em seguida, solene e piedoso exercício de meditação das Dores da Gloriosa e Bem- Aventurada Sempre Virgem Maria. Após o Setenário, procissão conduzindo a Imagem de Nossa Senhora das Dores de sua Capela até a Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia (Mercês de Cima). À chegada, canto do “Inflammatus”.
Sábado dos Passos – Dia 01 de Abril
“E assim, carregando sua própria cruz, Jesus saiu para um lugar chamado Calvário, Gólgota em aramaico.”João 19:17
19h- Na Basílica de Nossa Senhora do Pilar, Santa Missa com o Sermão do Pretório. Tomará o púlpito o Revmo. Sr. Pe Adilson Felicio Feiler, SJ. Em seguida, procissão do depósito, conduzindo a imagem de Nosso Senhor dos Passos da Basílica de Nossa Senhora do Pilar ao Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição. À chegada, canto “Popule Meus”.
Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor
Dia 02 de Abril
“Ingrediénte Dómino in sánctam civitátem, Hebraeórum púeri, resurrectiónem vítae pronuntiántes Cum rámis palmárum Hosánna clamábant in excélsis. ”
“Entrando o Senhor na cidade santa, os filhos dos hebreus, proclamando a ressurreição da videira Com os ramos das palmeiras clamaram Hosana nos céus. ”
8h30- No adro da Igreja São Francisco de Assis, Bênção e distribuição dos Ramos seguida de procissão até o Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde seguirá a Santa e Solene Celebração Eucarística.
8h30 – Na Igreja São José, Bênção e distribuição dos Ramos seguida de procissão até a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, onde seguirá a Santa e Solene Celebração Eucarística.
10h – Santa Missa na Igreja de São Francisco de Paula.
18h – Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar.
Encontro de Maria Santíssima com seu amado Filho
“Esta procissão é uma expressão de devoção popular, fazendo memória da dor e do desespero da Mãe que procura seu Filho até que o encontra na terceira via da estação cruel e dolorosa, podemos dizer a mais desumana da história. Ela alcança o rosto do seu filho, humilhado e ferido pelo peso do sofrimento humano. Ele carregou as nossas Dores.
Maria é a Mãe que acompanha, que sofre no silêncio, contemplando a dor de seu dileto filho, esta dor da Mãe torna-se uma linguagem extremamente fascinante de uma fé intensa e robusta, é uma referência aos mais sublimes amores, que jamais se poderá comparar. ” (Cardeal Orani João TempestaArcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro).
16h- No Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Santa Missa. Em seguida, procissão com a imagem do Senhor dos Passos até a Praça Tiradentes.
16h30- Na Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia (Mercês de Cima), Santa Missa. Em seguida, procissão com a Imagem de Nossa Senhora das Dores até a Praça Tiradentes.
Na Praça Tiradentes, comovente encontro das duas piedosas e tradicionais imagens, relembrando um dos momentos mais marcantes do drama da redenção da humanidade. Ocupará o púlpito o Exmo. Revmo. Sr. Dom Walmor Azevedo de Oliveira, Arcebispo de Belo Horizonte e Presidente da CNBB. Em seguida, a piedosa procissão continuará percorrendo os Passos da Paixão até a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, onde tomará o púlpito o Revmo. Sr. Mons. Celso Murilo Souza Reis e proferirá o tocante Sermão do Calvário.
Segunda-Feira Santa
Dia 03 de Abril
6h30 – Via sacra e Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar.
18h – Terço dos Homens do Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
19h – Santa Missa no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, Via Sacra encenada no entorno da Igreja. Participação especial: Pastoral da Acolhida, Movimento Jovem São João Paulo II, Pastoral Universitária e Catecumenato Crismal.
19h – Santa Missa na Capela de São Sebastião.
19h – Visitação dos Passos da Paixão na Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
Terça-Feira Santa
Soledade de Nossa Senhora
Dia 04 de Abril
A palavra soledade significa extrema solidão, acompanhada de profunda tristeza e angústia. Assim, surgiu o costume da Procissão da Soledade, que revive o caminho de Nossa Senhora de volta do sepulcro, onde depusera o corpo de seu Filho. Ao longo desse caminho, Ela teria recordado tudo o que Jesus sofreu na Via Dolorosa, enquanto em seu coração se aterrava ainda mais a espada de dor, profetizada por Simeão.
Por essa razão, na tradição, costuma- se seguir o trajeto inverso ao do Encontro, percorrendo os mesmos passos de dor que Mãe e Filho haviam experimentado; porém agora Ela vai sozinha, e o seu Jesus está apenas em seu coração materno dilacerado pela soledade. Em cada Passo, ouvem-se os “Motetos das Dores”, passagens bíblicas cantadas em latim, alusivas ao sofrimento da Mãe de Deus, na Paixão do Seu Filho e Senhor Nosso.
6h30 – Via Sacra e Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar.
19h- Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar com o sermão da Soledade de Nossa Senhora. Tomará o púlpito o Revmo. Sr. Pe. Wesley Pires dos Santos. Em seguida, Procissão da Soledade de Nossa Senhora, conduzindo a imagem de Nossa Senhora das Dores pelos Passos da Paixão, até a Igreja de São Francisco de Assis.
Quarta-Feira Santa – Dia 05 de Abril
A cerimônia do Ofício de Trevas não é uma apresentação musical, nem mesmo uma para-liturgia. Esta é uma celebração litúrgica, pois trata-se da Liturgia das Horas — o Breviário — cantado na forma extraordinária da liturgia romana, nunca abolida e resgatada pelo ‘Motu Próprio Summorum Pontificum’ do papa emérito Bento XVI.
Trata-se das Matinas e Laudes de Quinta-Feira Santa, antecipadas para a noite de quarta. Os responsórios, salmos e lições cantam o drama da Paixão, em que o Senhor, depois de instituir a Eucaristia, vai para o Monte das Oliveiras, é abandonada pelos Seus, traído por Judas, preso e condenado pelo Sinédrio. O gradativo apagar das velas e luzes dá à cerimônia um caráter dramático e, ao mesmo tempo, solene, como é característico do estilo barroco.
“Como se nota, o “Ofício de Trevas”, longe de ser uma celebração mórbida ou uma exaltação do luto e da tristeza, tem seu ápice na proclamação da Ressurreição de Jesus, quando reacendem as lâmpadas da igreja, simbolizando que Cristo, vencedor da morte, sofreu muito por amor a nós, mas derrotou as trevas que cobriam o mundo, de sorte que, com Ele, passamos da morte à vida (Cf. Rm 6, 4s). ”
6h30 – Via Sacra e Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar.
19h- Santa Missa no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, solene e tradicional cerimônia do Ofício de Trevas.
Quinta-Feira Santa – Dia 06 de Abril
“Quando na liturgia da Quinta-feira Santa comemoramos a instituição da Eucaristia, torna-se patente aos nossos olhos aquilo que Cristo nos deixou em tão sublime Sacramento: “Ele que amara os seus que estavam no mundo, levou até ao extremo o Seu amor por eles” (Jo 13,1). Esta afirmação de S. João inclui, em certo sentido, toda a verdade da Eucaristia: verdade que constitui contemporaneamente o âmago da verdade sobre a Igreja. De fato, é como se a Igreja nascesse diariamente da Eucaristia celebrada em muitos lugares da terra, nas condições mais variadas e entre culturas tão distintas, a ponto de a renovação do mistério eucarístico se tornar quase uma “criação” quotidiana. “ (Carta do Santo Padre São João Paulo II aos sacerdotes por ocasião da Quinta-feira Santa de 1994.)
17h30- Missa Solene “In Coena Domini” – da Ceia do Senhor no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Após a Missa, o Santíssimo Sacramento será transladado solenemente para a capela onde permanece até a hora da Sagrada Comunhão, no dia seguinte. Em seguida, em sinal de luto, os altares serão desnudados.
18h – Missa Solene “In Coena Domini” – da Ceia do Senhor- com o rito do Lava Pés na Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Transladação do Santíssimo Sacramento para a Capela do Bonfim e adoração até o final do dia.
19h – Missa na Capela de São Sebastião.
19h – Missa na Igreja São Francisco de Paula.
20h30 – Na Igreja de São Francisco de Assis, ocupará o púlpito, o Exmo. Revmo. Sr. Dom Geovane Luís da Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, que irá proferir o Sermão do “Mandatum”, recordando, assim, também, o ato em que Jesus lava os pés de seus discípulos.
Na noite de Quinta-feira Santa ou das Endoenças, como era chamada, segundo relatos, acontecia uma procissão que saía da Capela de Sant’Ana na Santa Casa de Misericórdia para Matriz do Pilar, onde tomava a imagem de Cristo e com ela segui-a se até a Matriz de Antônio Dias. Essa procissão, que era chamada do fogaréu em razão das tochas que os irmãos levavam acesas, revive a cena da prisão do Senhor, no Horto das Oliveiras, depois de haver ceado com seus Apóstolos e sua condução ao julgamento.
23h- Concentração no adro da Igreja de São Francisco de Assis, de onde os fiéis sairão em Cortejo Penitencial até o Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Lá, tomarão consigo a imagem do Senhor Bom Jesus, simbolizando a sua prisão no Horto das Oliveiras. O Cortejo seguirá pelo bairro Antônio Dias até a Capela de Nossa Senhora das Dores.
Sexta-feira Santa
Morte e Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo
Dia 07 de Abril
Para contemplarmos Cristo crucificado a fim de termos a força de ultrapassar as dificuldades. A Cruz de Jesus é o sinal supremo do amor de Deus pelo ser humano, a resposta superabundante à necessidade que toda a pessoa sente de ser amada. Quando passamos pela prova, quando as nossas famílias enfrentam o sofrimento, a tribulação, olhemos para a Cruz de Cristo!” (Papa Bento XVI, 6 de abril de 2012).
6h – Via Sacra encenada pela Comunidade de São Cristóvão.
6h – Via Sacra saindo da Capela de Nossa Senhora das Dores até o Cruzeiro do Alto da Cruz.
8h às 17h- Visita ao “Santo Sepulcro”, na Capela de Nossa Senhora das Dores.
09h- No Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em memória da agonia do Divino Salvador na Cruz, será proferido o Sermão das Sete Palavras. Tomará o púlpito o Revmo. Sr. Pe. Bruno Gomes Silva.
15h – Nesta hora em que Nosso Senhor Jesus Cristo morreu por nós, no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Solene Ação Litúrgica.
15h – Solene Ação Litúrgica na Basílica de Nossa Senhora do Pilar.
15h – Solene Ação Litúrgica na Igreja de São Francisco de Paula.
15h – Solene Ação Litúrgica na Capela de São Sebastião.
15h – Solene Ação Litúrgica na Capela de Nossa Senhora Aparecida.
19h30- Apresentação do figurado bíblico, seguido do tocante Sermão do Descendimento da Cruz em frente à Igreja de São Francisco de Assis, proferido pelo Exmo. Revmo. Sr. Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo emérito da Arquidiocese de Mariana. Em seguida, solene Procissão do Enterro conduzindo as imagens do Cristo Morto e da Senhora das Dores pelas ruas da cidade, encerrando no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Sábado Santo – Dia 08 de Abril
“Sobre os degraus do presbitério, está colocado o esquife com a veneranda imagem do Senhor Morto, diante do qual se realiza o Solene Ofício. Os quatro evangelistas descrevem a Paixão e Morte de Jesus e a sepultura que se lhe surgiu. Da morte de Jesus depende a sua ressurreição e, desta, toda a nossa fé. Este ofício comemora este repouso do corpo sagrado no sepulcro aguardando a hora de ressurgir. Os Salmos escolhidos, parecem fazer-nos ouvir a oração de Jesus que, das trevas do sepulcro suspira pelo triunfo da ressurreição. ”
9h- No Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Solene Ofício das Laudes e Matinas de Sábado Santo.
“Exultet iam angelicam turba caelorum”
“Exulte de alegria a multidão dos Anjos”
19h – Solene Vigília Pascal na Igreja de São Francisco de Paula.
19h – Solene Vigília Pascal na Capela de São Sebastião.
21h– Solene Vigília Pascal na Basílica de Nossa Senhora do Pilar.
21h– No Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, soleníssima Vigília Pascal: Bênção do Fogo Novo, Preparação do Círio Pascal, canto do “Exultet”, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística.
Domingo de Páscoa – Dia 09 de Abril
“…hoje, nesta suprema luz da Páscoa e com efusiva alegria, somos chamados àquela restauração e renovação de vida a que os próprios mistérios celebrados suavissimamente nos impelem. Somos o Corpo místico de Jesus Cristo; aonde pois se dirigiu a glória da Cabeça, para lá é chamada a esperança também do Corpo. “Assim como Cristo ressuscitou dos mortos […], assim nós vivamos uma vida nova” (Rm 6, 4). (Papa Pio XII, 11 de abril de 1950).
7h- Santa Missa festiva no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição presidida por Dom Geraldo Lyrio Rocha, transmitida pela Rádio Itatiaia Ouro Preto. Em seguida Procissão da Ressurreição em direção à Basílica de Nossa Senhora do Pilar. À chegada, Santa Missa.
16h – Santa Missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
16h- Celebração da Ressurreição na Capela de Nossa Senhora Aparecida.
18h – Solene Celebração Eucarística na Basílica de Nossa Senhora do Pilar.
19h- Santa Missa Solene no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Coroação da Imagem de Nossa Senhora do Triunfo e Solene Te Deum Laudamus.
Trajeto das Procissões
Depósito de N. Sra. das Dores, sexta-feira, 31 de Março: Capela de N. Sra. das Dores, Rua Tenente Pereira Filho, Rua Cel. Serafim, Rua Bárbara Heliodora, Largo Marília de Dirceu, Praça Antônio Dias Rua Bernardo Vasconcellos, Rua Cláudio Manoel (Rua do Ouvidor), Praça Tiradentes e Rua Pe. Rolim, até a igreja de N. Sra. das Mercês e Misericórdia (Mercês de Cima).
Depósito de N. Sr. dos Passos, sábado, 01 de abril: Basílica de N. Sra. do Pilar, Praça Américo Lopes, Rua do Pilar, Rua Paraná, Rua Conde de Bobadela (Rua Direita), Praça Tiradentes, Rua Cláudio Manoel (Rua do Ouvidor), Largo de Coimbra, Rua São Francisco de Assis, Rua Bernardo Vasconcellos, Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Encontro, domingo, 02 de abril:
Senhor dos Passos: Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Rua Bernardo Vascocellos, Rua Cláudio Manoel (Rua do Ouvidor), Praça Tiradentes.
Senhora das Dores: Rua Pe. Rolim e Praça Tiradentes.
Após o Sermão: Praça Tiradentes, Rua Conde de Bobadela (Rua Direita), Praça Reinaldo Alves de Brito, Rua São José, Praça Silviano Brandão, Rua Getúlio Vargas, Largo do Rosário, Rua Donato da Fonseca, Rua Conselheiro Santana e Praça Mons. João Castilho Barbosa até a Basílica de N. Sra. do Pilar.
Soledade de Nossa Senhora, terça-feira, 04 de abril: Basílica de N. Sra. do Pilar, Praça Mons. João Castilho Barbosa, Rua Conselheiro Santana, Rua Donato da Fonseca, Largo do Rosário, Rua Getúlio Vargas, Praça Silviano Brandão, Rua São José, Praça Reinaldo Alves de Brito, Rua Conde de Bobadela (Rua Direita), Praça Tiradentes, Rua Cláudio Manoel (Rua do Ouvidor), Rua São Francisco de Assis, até a igreja de São Francisco de Assis.
Fogaréu, quinta-feira 06 de abril: Largo de Coimbra, Rua São Francisco de Assis, Rua Bernardo de Vasconcellos, Praça Antônio Dias, Largo Marilia de Dirceu, Rua Santa Efigênia, Rua Barão do Ouro Branco, Rua Coronel Serafim, Rua Tenente Pereira Filho, Capela de Nossa Senhora das Dores.
Enterro do Senhor, sexta-feira, 07 de abril: Igreja de São Francisco de Assis, Rua São Francisco de Assis, Rua Cláudio Manoel (Rua do Ouvidor), Praça Tiradentes, Rua Senador Rocha Lagoa, Praça Reinaldo Alves de Brito, Rua São José, Praça Silviano Brandão, Rua Getúlio Vargas, Largo do Rosário, Rua Donato da Fonseca, Rua Conselheiro Santana, Praça Mons. João Castilho Barbosa, Praça Américo Lopes, Rua do Pilar, Rua Paraná, Rua Conde de Bobadela (Rua Direita), Praça Tiradentes, Rua Cláudio Manoel (Rua do Ouvidor), Rua Bernardo Vasconcellos, Praça Antônio Dias, Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Ressurreição do Senhor, domingo, 09 de abril: Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Praça Antônio Dias, Rua Bernardo Vascocellos, Rua Cláudio Manoel (Rua do Ouvidor), Praça Tiradentes, Rua Conde de Bobadela (Rua Direita), Praça Reinaldo Alves de Brito, Rua São José, Praça Silviano Brandão, Rua Getúlio Vargas, Largo do Rosário, Rua Donato da Fonseca, Rua Conselheiro Santana e Praça Mons. João Castilho Barbosa até a Basílica de N. Sra. do Pilar.
Sacerdotes Presentes
Exmo. Revmo. Sr. Dom Walmor Azevedo de Oliveira, DD. Arcebispo da Arquidiocese de Belo Horizonte – MG; Exmo. Revmo. Sr. Dom Geraldo Lyrio Rocha, DD. Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Mariana – MG; Exmo. Revmo. Sr. Dom Francisco Barroso Filho, DD. Bispo Emérito da Diocese de Oliveira – MG; Exmo. Revmo. Sr. Dom Geovane Luiz da Silva, DD. Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte – MG; Revmo. Monsenhor Celso Murilo Reis; Revmo. Pe. Edmar José da Silva, Pároco e Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição – Ouro Preto; Revmo. Pe. Adilson Luiz Umbelino Couto, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar – Ouro Preto; Revmo. Pe. Gilsimar Tavares Vieira, Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar; Revmo. Pe. Wesley Pires, Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar; Revmo.Pe Adilson Felicio Feiler, SJ; Revmo. Sr. Pe. Bruno Gomes Silva, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Catas Altas e Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré em Santa Rita Durão.
Parte Musical
Grupos de Canto
Coral e Orquestra São Pio X
Coral Francisco Gomes da Rocha
Coral Sant’Ana Coro e Orquestra Dom Oscar de Oliveira
Avisos
Todas as celebrações da Semana Santa serão transmitidas pelas redes sociais da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Facebook e YouTube).
Agradecimentos
Agradecemos de forma especial a Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Prefeitura de Ouro Preto (especialmente à, Secretaria de Cultura e Patrimônio e Secretaria de Turismo), aos leitores, ministros extraordinários da Eucaristia, coroinhas, corais, orquestras e corporações musicais presentes, sineiros, zeladores das imagens e igrejas, Ordens Terceiras e Irmandades presentes, colaboradores, responsáveis pelas transmissões, responsáveis pela acolhida, movimentos e pastorais, equipes de liturgia e limpeza, clérigos presentes e a todas as pessoas que, de alguma maneira, colaboraram para a digna realização dos atos da Semana Maior.
No Domingo da Páscoa, ao meio dia, serão repicados os sinos de todas as igrejas do centro histórico de Ouro Preto.
Confissões
Terça a Quinta-feira Santa: de 9h às 12h/ de 14h às 17h (Salão paroquial, ao lado da Matriz).
Sexta-feira Santa: de 13h às 17h (Capela de Nossa Senhora das Dores).
Sábado Santo: de 8h às 12h (Capela de Nossa Senhora Aparecida / Vila Aparecida).
Basílica de Nossa Senhora do Pilar – Todos os dias da semana santa: 8h30 às 12h.
Visto e Aprovado: Pe. Edmar José da Silva
Pároco e Reitor do Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição
#decachoeiramg #decachoeirauai #cachoeiradocampomg #cachoeiratem #cachoeiratem! #guiacachoeiradocampooficial #guiacachoeiraoficial #guiacultural #ouropretomg #glauramg #festadajabuticabaguiaoficial #decacheiramg @decachoeiramg #decachoeirauai @decachoeirauai #cachoeiraop @cachoeiraop #culturamg #preservar #portalculturalmg #cidadesdasrosas #cachoeiramg #agendacultural #oguiaapoia #maiscultura #comunicamais #somoscultura #cachucultural #ccmg #cachoeiramais @cachoeiratem @cachoeiratem! #cachoeiratem #cachoeiratem! #cachoeira_querida #cachoeiraquerida #patrimôniocultural #patrimônioculturaldeouropreto #patrimônioculturaldecachoeiradocampo
Informações atualizadas aqui.: E em nossas redes sociais.: @paroquiaconceicaoop
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Guia Cachoeira do Campo – MG