Ouro Preto terá grande carnaval com festa também nos distritos – Confira a programação para Cachoeira do Campo!!!
Escolas de Samba, blocos caricatos e cinco palcos espalhados pelo Centro Histórico irão garantir a folia entre os dias 23 e 28 de fevereiro em Ouro Preto. Apesar do pouco tempo para planejar o Carnaval, a Prefeitura de Ouro Preto garante que a festa acontecerá na Sede e em mais 10 distritos.

Diferente dos últimos anos, a gestão do carnaval volta a ser da Prefeitura. As empresas farão aporte financeiro e a gestão do carnaval será feito pela Secretária de Turismo, Indústria e Comércio, juntamente às outras secretarias que fazem parte do carnaval.

O tema deste ano homenageia o bloco caricato mais antigo do Brasil: o Zé Pereira do Clube dos Lacaios, o qual comemora 150 de atividades. A temática reforça a proposta da Prefeitura que é realizar uma festa privilegiando a tradição. “Este será um carnaval que vai buscar resgatar a cultura ouro-pretana, em que 99% das bandas que tocarão nos nossos palcos serão de Ouro Preto”, destaca o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Felipe Guerra. Os palcos ficarão na Praça Tiradentes, Largo da Alegria, Largo do Cinema, Estacionamento do Colégio Dom Pedro e Praça do Antônio Dias.

Para que o carnaval aconteça, a Prefeitura está realizando um chamamento público em busca de patrocinadores. O projeto foi construído pela Secretaria de Turismo em acordo com a Promotoria Pública, seguindo as diretrizes do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). “É um projeto feito pela Secretaria, mas patrocinado por grandes empresas que têm interesse em aderir sua marca ao carnaval ouro-pretano”, explica Felipe. Trata-se de um processo para dar transparência e principalmente fazer as grandes empresas aderirem suas marcas à marca da cidade de Ouro Preto. A resposta sairá nesta sexta-feira, dia 10 de fevereiro, quando serão entregues as propostas. O objetivo principal desta ação é arrecadar o máximo de recursos para que o Município não gaste dinheiro com o Carnaval.

Além dos shows e blocos, a criançada voltará a ter espaço na folia. A programação infantil irá acontecer nas ruas e marcará o retorno das atividades recreativas no carnaval.

“Estamos dando um primeiro passo para consolidar um produto que seja atrativo para os turistas, mas principalmente para o povo ouro-pretano. Cabe a nós, enquanto Prefeitura Municipal, e também aos empresários da região discutirmos esse novo modelo para a cidade”, ressalta o secretário de Turismo, já se antecipando para as próximas festas no Município.

Logo após a Quarta-feira de Cinzas, será montada uma comissão de carnaval permanente, na qual todas as entidades e grupos envolvidos na festa terão participação.

Escolas de Samba voltam a desfilar

Em 2017, as escolas de samba voltarão à Praça Tiradentes. Serão sete a desfilar. Segundo o secretário de Turismo, as demais encontram-se com problemas na documentação e por isso não poderão fazer parte da festa.

A novidade para este ano é o Troféu Imprensa, quando os canais de comunicação irão homenagear a escola mais bonita que passará pela Praça. Trata-se de uma ideia em comum acordo com a Liga das Escolas de Samba para que, além da festa, haja também uma disputa, mesmo que não seja oficial.

“A gente sabe que não adianta chegar um mês antes do carnaval e discutir ou liberar recursos. Nós não tivemos tempo hábil, por ser uma nova gestão. Mas o trabalho com as escolas de samba será feito durante todo o ano, principalmente em empreendedorismo, ajudando-as a ter uma vida fora do poder público, para que elas façam o carnaval, emancipem a nossa cultura e levem alegria às ruas de Ouro Preto”, explica Felipe.

CARNAVAL 2017 – ESCOLA DE SAMBA UNIÃO RECREATIVA DE CACHOEIRA DO CAMPO

O Carnaval da Região dos Inconfidentes já se encontra em pleno aquecimento.

No último sábado, 11/02/17, a ESCOLA DE SAMBA UNIÃO RECREATIVA DE CACHOEIRA DO CAMPO realizarou ensaio preparatório, aberto ao público, no estacionamento do “Supermercado Vovó Nair” (Centro de Cachoeira do Campo/Ouro Preto).

Nesse ano de 2017, a União Recreativa terá dois grandes desfiles, sendo o primeiro no domingo de carnaval (26/02) em Cachoeira e o segundo em Ouro Preto, na segunda-feira de carnaval (27/02), quando participará de Concurso em conjunto com as demais escolas do município.

BREVE HISTÓRICO:

A ESCOLA DE SAMBA UNIÃO RECREATIVA DE CACHOEIRA DO CAMPO, é instituição que tem entre seus objetivos a elevação da música popular brasileira e a participação dos desfiles de entidades congêneres no município de Ouro Preto, incrementando, de forma especial, o Carnaval no Distrito de Cachoeira do Campo.

A ideia de se fundar um escola de samba em Cachoeira do Campo surgiu de um grupo de admiradores e organizadores durante concentrações do “Bloco da Madrugada” – um dos pioneiros no resgate do carnaval cachoeirense, fundado na década de 90.

O objetivo inicial dos idealizadores da Escola era justamente fundar uma agremiação que representasse a cultura do samba do distrito nos desfiles ocorridos no carnaval de Ouro Preto, um dos mais animados e importantes do país.

Liderados por Márcio Bretas, principal organizador do Bloco, que também é músico e regente da Sociedade Musical União Social, a ideia ganhou a simpatia de um número maior de pessoas e tomou força, principalmente a partir do Carnaval de 2013.

Assim, após várias reuniões realizadas pelos idealizadores, fundou-se, em 06 de setembro de 2014, a Escola de Samba que veio a se chamar UNIÃO RECREATIVA DE CACHOEIRA DO CAMPO, cujas cores representativas são o alaranjado e o branco.

Foto Divulgação

Apoio Cultural.: www.guiacachoeiradocampo.com.br 

Share This