O 11º Festival Ouropretano de Bandas, promovido pelo Museu da Inconfidência, foi inaugurado neste sábado, 11 de agosto, às 16h, com a apresentação da Banda da Polícia Militar de Minas Gerais no Adro da Igreja de São Francisco de Assis. Neste ano, o evento ocorre a céu aberto, na Praça Tiradentes, também nos dias 19, 25 e 26 – sábados e domingos. O tema são os 80 anos das Sociedades Musicais Senhor Bom Jesus das Flores e Senhor Bom Jesus de Matosinhos, ambas de Ouro Preto.

Hoje, o município possui dez bandas de música em atividade, que são homenageadas anualmente no Festival, cuja ideia de criação surgiu a partir do trabalho do setor de Musicologia do Inconfidência (Ibram/MinC). As bandas participam diretamente da organização do evento e são anfitriãs das convidadas. O objetivo principal é a integração dos músicos, a divulgação do rico repertório depositado em seu acervo e enfatizar a importância das corporações, que mantêm a tradição local.

O evento conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto – PROEX/UFOP, da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto – ACEOP, da Associação das Bandas de Música do Município de Ouro Preto – ABAMMOP, e da Rádio Província FM. A programação completa e mais informações sobre as homenageadas do ano estão disponíveis na seção Agenda do site www.museudainconfidencia.gov.br.

PROGRAMAÇÃO

19 de agosto – domingo
15h: Apresentação das bandas Euterpe Cachoeirense (Cachoeira do Campo) e Sociedade Musical Santaritense (Santa Rita de Ouro Preto).

Local: Praça Tiradentes, em frente ao Museu da Inconfidência.

25 de agosto – sábado

19h: Apresentação das bandas Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos (Ouro Preto), Sociedade Musical Senhor Bom Jesus das Flores (Ouro Preto), Sociedade Musical Santa Cecília (Rodrigo Silva) e Sociedade Musical 13 de Junho (Santo Antônio do Salto).

Local: Praça Tiradentes, em frente ao Museu da Inconfidência.

26 de agosto – domingo

15h: Apresentação das bandas Sociedade Musical União Social (Cachoeira do Campo) e Corporação Musical Sagrados Corações de Jesus e Maria (Miguel Burnier)

Local: Praça Tiradentes, em frente ao Museu da Inconfidência.

Apoio Cultural: Guiacachoeiradocampo.com.br

Share This